Qual a diferença entre estudar e aprender Inglês?

          Se você quer realmente aprender ou mesmo melhorar o seu inglês, é muito importante entender a diferença que existe entre estudar e aprender um idioma. No caso do Inglês, por exemplo, é muito comum as pessoas passarem muito tempo estudando e pouco tempo praticando de fato a língua, o que faz com que depois de muitos anos de estudo, o progresso tenha sido pequeno.
        Para saber como você realmente aprende Inglês, primeiro é preciso entender a diferença entre estudar e aprender o idioma. Estudar inglês é o que a maioria das pessoas estão acostumadas a fazer: você senta, pega um texto ou um tópico gramatical e lê. Seria o famoso decoreba do “verbo to be”, quando se procura entender as regras e padrões da língua no geral, com o auxílio de dicionários e plataformas digitais. Esse método não gera um aprendizado real, apenas uma familiarização inicial e superficial. Com o passar do tempo, não havendo a prática da língua, todas as regras que foram lidas, poderão cair no esquecimento. Isso não quer dizer, que o estudo será inútil. Então como eu realmente APRENDO inglês?
         O aprendizado real ou a “absorção de conteúdo” é feito não através de estudo, mas sim de treino. Assim como um jogador de futebol pode estudar ou analisar uma jogada, para realmente dominar essa jogada, ele precisa praticar. No inglês vai acontecer a mesma coisa: para realmente aprender você precisa praticar os vocábulos inúmeras vezes. Isso não quer dizer que você vai pegar um dicionário e ler cada palavra ao pé da letra e ficar lendo e falando todos os dias durante as 24 horas. Não! Observem algumas dicas separadas em tópicos abaixo:
  •          Ler um texto diversas vezes;
  •          Escutar o áudio do texto diversas vezes;
  •          Ler o texto e escutar o áudio ao mesmo tempo diversas vezes;
  •          Escutar o áudio do texto e tentar escrever o que você está ouvindo (sem colar, hein?!);
  •          Traduzir o texto do inglês para o português e vice-versa;
  •          Escutar o áudio e repetir junto com o narrador várias vezes.

A prática constante e variada de todas essas atividades fará com que você aos poucos vá absorvendo a língua inglesa. Uma ideia super válida é: Assistir filmes ou séries em inglês! Ouvir músicas em inglês e tentar entender o que está sendo reproduzido. Depois, vale dar uma conferida e verificar se você está correto. Dessa forma, você irá absorver toda a gramática e vocabulário de forma natural, que é exatamente o que você precisa para conseguir falar fluentemente.
Se você ainda não começou a fazer isso, recomendo que comece e você vai perceber como sua dominância na língua estrangeira ficará diferente em apenas 1 ou 2 semanas (se o exercício for diário, é claro).

Bons estudos, guys! See you later! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conteúdos das Avaliações Bimestrais - Anos Finais

Conteúdos para Semana Avaliativa - Anos Finais (INGLÊS)

Os prefixos e sufixos em inglês - 8º ano