Qual o significado da expressão em inglês “fake news”?

 


Você sabe o que significa a expressão fake news? Atualmente, nós ouvimos muito sobre ela em relação à política e à economia, por exemplo. A tradução literal do inglês para o português é “notícias falsas”, mas há muito mais por trás dessa expressão. Se você quer saber mais sobre as fake news, acompanhe este post!

O que são as fake news

As fake news são notícias com informações ou dados inventados para alterar a interpretação e opinião das pessoas sobre determinados assuntos. O termo vem do inglês fake (falso/falsa) e news (notícia/notícias), ou seja, notícias falsas. Apesar de ter ganhado destaque recentemente, a expressão já existe desde o final do século XIX. 

A prática consiste em espalhar uma notícia com mentiras, mas veiculá-la como verdade, ou seja, visa omitir situações reais. Sua divulgação e disseminação pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança. O avanço da tecnologia e a facilidade no compartilhamento de informações por meio das redes sociais potencializaram ainda mais as fake news

Por terem fácil acesso e passarem muito tempo nas redes sociais, as pessoas frequentam diversas páginas que divulgam conteúdos não confiáveis, ou seja, plataformas que não seguem o processo de checagem das informações, como devem fazer os jornais. E, com apenas um clique, tudo acontece bem rápido: os usuários podem marcar outras pessoas e compartilhar as fake news em diferentes redes sociais.

Como as fake news funcionam?

As fake news são utilizadas principalmente para atrair mais acessos a sites e para ganhar visualizações em posts e vídeos, por exemplo. Além disso, os veículos jornalísticos podem cair nessa cilada durante a procura de um “furo de reportagem”, ou seja, divulgar algo antes dos concorrentes. Isso pode prejudicar tanto os veículos quanto os leitores, já que uma parte importante é deixada para trás: a apuração das notícias. 

Esse é o momento em que o jornalista verifica, confirma e vai atrás do que realmente é fato para ser divulgado com credibilidade e verdade às pessoas. Caso essa fase da construção da notícia seja pulada, o veículo acaba publicando informações inexistentes ou distorcidas. 

É importante ressaltar que, nos dias de hoje, com a facilidade que a tecnologia proporciona às pessoas, qualquer meio pode ser responsável pela divulgação de notícias falsas. 

Quando as fake news são publicadas, rapidamente se propagam, principalmente pelo compartilhamento de mensagens e postagens em redes sociais. Muitas pessoas não confirmam, em portais de notícias confiáveis, se a informação que leram ou receberam é verídica, e repassam a mensagem para outras pessoas, que também não checam o conteúdo e também compartilham. Essas ações acabam se tornando um ciclo de propagação de notícias que não condizem com a realidade. 

Isso gera consequências, pois o fato de não ir atrás da verdade faz com que grande parcela da população entre numa bolha de mentiras, deixando-a mais manipulável, não contribuindo com o desenvolvimento do senso crítico das pessoas e fazendo com que também não questionem o que acontece na sociedade. 

Além disso, as vítimas de fake news podem sofrer agressões físicas e/ou psicológicas, ou, quando falamos de sistemas, a intolerância pode aumentar e gerar movimentos contra causas importantes.

Como combater as fake news?

Todos os dias, tanto quem é responsável pela produção das notícias quanto quem as lê, deve combater as fake news. Os jornalistas, por exemplo, devem checar os dados e as informações e consultar fontes confiáveis para divulgar notícias que condizem com a realidade. 

Os leitores devem ter cautela ao compartilhar as informações com outras pessoas. É importante ver qual veículo de notícia é a fonte de tal informação, que deve ser conhecido e ter um histórico de credibilidade na produção e divulgação de notícias. Assim, depois de conferir esses fatores, é possível comentar sobre um fato e compartilhar uma informação com confiança, gerando discussões saudáveis sobre acontecimentos reais entre as pessoas.





Fonte: https://www.wizard.com.br/idiomas/significado-expressao-em-ingles-fake-news/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conteúdos das Avaliações Bimestrais - Anos Finais

Conteúdos para Semana Avaliativa - Anos Finais (INGLÊS)

Os prefixos e sufixos em inglês - 8º ano