Sugestão de leitura: Um país de poetas que não lê poesias!

12 autores de livros de poesia que vão viciar seu coração ...



Na literatura brasileira encontramos um mar de pérolas poéticas por isso, acredite, compor essa lista com apenas três poemas foi das tarefas mais árduas que se pode ter. Versos de amor, de solidão, de amizade, de tristeza, autores contemporâneos, românticos, modernos... são tantas as possibilidades!

Cada um de nós sabe de cor alguns versos dos seus poemas favoritos. Teriam sido aprendidos na escola? Escritos em um cartão de aniversário? Muitas vezes já perdemos a origem do encontro, mas os versos permanecem lá, conosco, fazendo companhia ao nosso pensamento ao longo dos anos.

Espero que você se delicie com a lista abaixo e que os poemas escolhidos passem a fazer companhia aos seus eleitos. Desejo a todos uma boa leitura!


1. Soneto de Fidelidade (1946), de Vinicius de Moraes

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.





2. Poema No Meio do Caminho (1928), de Carlos Drummond de Andrade


No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.



3. Saber viver (1965), de Cora Coralina

Não sei…
se a vida é curta
ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos
tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que sacia,
amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo:
é o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela
não seja nem curta,
nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira e pura…
enquanto durar.





<3 


Fonte: https://www.aveiromag.pt/2020/03/24/sugestao-de-leitura-um-pais-de-poetas-que-nao-le-poesia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conteúdos das Avaliações Bimestrais - Anos Finais

Conteúdos para Semana Avaliativa - Anos Finais (INGLÊS)

Os prefixos e sufixos em inglês - 8º ano