Festa Junina no mundo: como a festa é comemorada no exterior

Chapéu de palha, bandeirinhas coloridas, quadrilhas, pé de moleque, pamonha e quentão. A <a href="http://viajeaqui.abril.com.br/especial/festas-juninas-2012" rel="festa junina" target="_self"><strong>festa junina</strong></a> brasileira teve uma origem europeia, mas se modificou ao longo do tempo até ficar com um jeito típico do Brasil. A coisa é tão séria por aqui que as cidades de <a href="http://viajeaqui.abril.com.br/materias/sao-joao-de-campina-grande-2012-homenagem-luiz-gonzaga-fotos" rel="Campina Grande" target="_self">Campina Grande</a> (foto), na <a href="http://viajeaqui.abril.com.br/estados/br-paraiba" rel="Paraíba" target="_self">Paraíba</a> e <a href="http://viajeaqui.abril.com.br/materias/caruaru-promete-o-maior-sao-joao-do-mundo-fotos" rel="Caruaru" target="_self">Caruaru</a>, em <a href="http://viajeaqui.abril.com.br/estados/br-paraiba" rel="Pernambuco" target="_self">Pernambuco</a>, competem pelo título de maior <strong>São João</strong> do mundo

Celebrar datas comemorativas está entre os principais talentos brasileiros, mas não são só as pessoas daqui que gostam de uma boa comemoração, inclusive quando se trata de festa junina. Se você não sabia que essa data também é comemorada no exterior, chegou a hora de descobrir tudo sobre o assunto. Confira o artigo abaixo!


Origem da festa junina

Pode até parecer que a festa junina originou-se no Brasil, mas, na verdade, a festividade tem origem no exterior, mais precisamente na Europa. A celebração foi criada no norte do continente, com o intuito de comemorar o solstício de verão, que marca o início da estação no hemisfério norte, enquanto no hemisfério sul começa o inverno. Para muitas culturas, a renovação do ciclo solar representa um recomeço e, por isso, tornou-se motivo para festividades.

No entanto, mesmo sendo de natureza pagã, o ritual, com o passar do tempo, ganhou também caráter cristão em alguns lugares do mundo, homenageando São João Batista. Portanto, ouve-se dizer que a festa é "junina" não só por ocorrer no mês de junho, mas, também, por já ter sido chamada de "joanina" (que deriva de João) e ter mudado com o passar do tempo. Por essa razão, este evento que acontece no outono/inverno no Brasil, e aguardado por muitos, também é chamado de festa de São João.

No Brasil, sabemos que essa celebração é dançante e repleta de receitas típicas, principalmente de doces, elementos que vêm sempre acompanhados pelo calor das tradicionais fogueiras. Mas como será que a festa junina acontece em outros locais do mundo?


Brasil

No Brasil, durante o mês de junho, espalham-se festas juninas por todo o canto. Porém, na região Nordeste e nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Minas Gerais, a celebração tem maior expressividade. Muita música, quadrilhas, fogueiras, barraquinhas fartas de diversas opções de comidas típicas, correio elegante, promessas e simpatias para figuras religiosas do cristianismo são as principais características da comemoração.

No cardápio desse tradicional festejo brasileiro que acontece sempre no meio do ano, salgados e doces são feitos, em sua maioria, à base de milho. Entre as delícias, estão cural (nome conhecido no sudeste) ou canjica (nome conhecido para o mesmo doce de milho no nordeste), pamonha, milho verde cozido, bolo de milho, pipoca etc. Além desses quitutes, pé de moleque, paçoca de amendoim, arroz doce e as bebidas vinho quente e quentão também fazem parte do cardápio típico que todos esperam encontrar na comemoração junina.




Alemanha

Em alemão, o solstício de verão, modo popular de se referir aos eventos juninos no exterior, é chamado sommersonnenwende. No país, a data é comemorada sob a crença pagã, acontecendo de uma maneira um pouco diferente daquilo que conhecemos no Brasil: em volta de uma fogueira, as pessoas dançam e jogam flores e ervas diversas no fogo para saudar a estação que chega. Como parte da coreografia do ritual, também estão saltos sobre as chamas. 




Dinamarca

Na Dinamarca, a festa junina é chamada sankthansaften, que significa, em português, "véspera de São João". Até o ano de 1970, a data foi considerada feriado oficial no país. No começo do século XX, os dinamarqueses confeccionavam uma bruxa de palha e tecido para ser colocada sobre a fogueira tradicionalmente acesa no festejo. A ideia era trazer à lembrança a época de caça às bruxas, movimento de perseguição religiosa e social às mulheres acusadas de feitiçaria, ocorrido entre os séculos XV e XVIII, em toda a Europa. A tradição foi incorporada da Alemanha.

Além disso, destacam-se, também, como elementos tradicionais dessas comemorações na Dinamarca, as grandes fogueiras que eram acesas sob a convicção de que afastariam maus espíritos. Nos dias de hoje, a celebração segue acontecendo com as fogueiras, mas em praias, com piqueniques e músicas tradicionais da cultura.




França

Muitas pessoas pensam que as famosas quadrilhas das festas juninas originaram-se no Brasil, mas, na verdade, a dança tem origem francesa. No país, a comemoração leva o nome de fête de la Saint-Jean, que significa "festa de São João". Ainda que a celebração carregue algumas tradições pagãs, sua essência é católica para os franceses, que acendem altas fogueiras para homenagear a figura religiosa de São João Batista, dançam com muita música e realizam uma missa para o santo.




Polônia 

Em polonês, a noite em que é comemorado um novo ciclo solar é chamada noc swietojanska, que significa "noite de verão". Uma característica da festa que é análoga à comemoração no Brasil são as pessoas fantasiadas. Porém, na celebração polonesa, o traje tem inspiração na vestimenta dos piratas, enquanto os brasileiros se inspiram nas roupas de camponeses. Para comemorar o solstício de verão, a fertilidade e a vitalidade da natureza, a população solta, simultaneamente, balões iluminados que ficam espalhados por todo o céu. A festa começa às 8h da manhã e vai até o fim do dia.




Portugal

A festa junina portuguesa é mais uma que entra para a lista das festas juninas que acontecem no exterior. O evento, no país, é popularmente conhecido como parte integrante das Festas dos Santos Populares, já que na mesma época, são feitas, também, homenagens festivas ao Santo Antônio, outra figura religiosa do cristianismo. Para os portugueses, ambos os eventos são considerados feriados e, no que diz respeito à comemoração feita em homenagem a São João, há uma semelhança forte em relação ao que acontece no Brasil: os festejos atraem justamente as pessoas que gostam de celebrar, pois eles duram o dia e a noite inteiros nas ruas das cidades. 





Conclusão
Descobrir como funciona a cultura em outros países é sempre empolgante para aqueles que pensam em realizar uma viagem internacional ou fazer um intercâmbio, mas não é só para esse grupo que essas informações são relevantes. Para aqueles que estudam línguas ou consideram começar a aprender um novo idioma, saber de elementos culturais internacionais também pode ser muito atrativo na hora de escolher o destino e a época do ano para viajar.


Espero que tenham gostado dessa curiosidade! Fiquem ligadinhos para mais assuntos como esse, hein?! Bye bye :D





Fonte: https://www.wizard.com.br/cultura/festa-junina-no-mundo-como-a-festa-e-comemorada-no-exterior/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conteúdos das Avaliações Bimestrais - Anos Finais

Conteúdos para Semana Avaliativa - Anos Finais (INGLÊS)

Os prefixos e sufixos em inglês - 8º ano