Rayssa Leal é campeã no Mundial de Skate Street e que tal conhecer algumas manobras de Skate em inglês?
Rayssa Leal vem surpreendendo a cada etapa do Circuito Mundial de Skate Street e desta vez não foi diferente. Na final deste sábado, em Lake Havasu, no Arizona, a maranhense de 13 anos virou na última tentativa contra a japonesa campeã de Tóquio, repetiu a estratégia da etapa de Salt Lake City, acertou um flip 50-50 de backside e venceu pela segunda vez consecutiva. Pâmela Rosa ficou em quarto na competição após perder o terceiro lugar para Funa Nakayama.
Com isso e após esse esporte ganhar seu merecido espaço nos Jogos Olímpicos, temos muitos motivos para conhecer melhor tanto o esporte como o seu vocabulário e manobras ricos em expressões da língua inglesa. Mas seja você profissional, ou simples amante da atividade, será que já está por dentro de todas as manobras de skate que a galera tem feito nas rampas? Então, corre aqui e se liga nas principais delas!
Algumas manobras de skate recebem nomes sem nenhum tipo de tradução e, portanto, são utilizados em qualquer parte do mundo.
Outras já são termos em inglês – também utilizados internacionalmente – que são traduzíveis e fazem total sentido com as manobras. Observe:
Sem dúvidas, o Ollie é uma das manobras de skate mais básicas e, portanto, uma das mais conhecidas ao redor do mundo.Sua origem vem de Allan Ollie, um cara super fera nas rodinhas e que teria inventado a manobra na Califórnia durante os anos 1980.
Na prática, a manobra Ollie consiste em pular com o skate, pisando na parte inferior, e voltar com os dois pés no shape.
Essa pode ser chamada de uma “reinvenção” do Ollie e basicamente copia a mesma manobra, porém trocando a posição do salto.
Ou seja, ao invés de tocar a parte de trás no chão para saltar, o Nollie consiste em aplicar o movimento na parte da frente do shape.
Heelflip
Uma outra manobra de skate bem famosa e um pouco mais difícil de se realizar na prática é o Heelflip.
Nela, o skatista faz o mesmo movimento que o Ollie, ou seja, salta com o skate, porém é preciso girar e cair com as rodas para o chão, ao mesmo tempo em que os pés voltam a pisar no shape.
Um outro movimento considerado difícil entre as principais manobras de skate é o chamado Pop shove-it.
Nesse caso, o skatista precisa estar em movimento e realizar um salto pressionando a parte de trás do skate e fazer com que ele gire ao contrário.
Ou seja, o salto precisa que o skate caia no sentido invertido, com a parte da frente para trás.
O Bigspin é uma espécie de variação do Pop Shove-it e, consequentemente, ainda mais difícil de se realizar. Isso porque essa manobra requer mais habilidade e tempo de treino. O skate precisa fazer o mesmo movimento que o exemplo anterior, porém completando 360º até voltar ao chão.
Varial flip
Aqui também temos uma combinação bem legal de duas manobras de skate: Flip + Pop shove-it.
E para realizá-la, o skate precisa girar tanto na horizontal como na vertical. Ou seja, as rodas fazem um looping, enquanto o shape muda o sentido (a frente vai para trás).
Claro, o movimento só é considerado um Varial flip quando o skatista completa tudo certinho e se mantém com os dois pés no final.
Entre todas as manobras de skate, pode ter certeza de que a Frontside Flip é uma das mais desejadas por quem pratica o esporte e, claro, uma das mais complexas a se completar.
Também não é para pouco! Afinal, a manobra requer um grande salto vertical, em que o skate praticamente fica em pé e, ainda no alto, é preciso tocar o shape para que ele gire, completando assim um flip.
Ou seja, é a combinação de duas manobras bem difíceis, em que é preciso não só habilidade, mas também coordenação e controle do tempo exato para cada toque e a queda.
Aqui, o movimento é praticamente o mesmo que a manobra anterior, com uma diferença: o salto se inicia com a parte de trás do skate.
Nessa manobra de skate, o shape precisa fazer uma rotação de flip, mas com um leve toque, voltar para trás, concluindo assim um backside pop shove-it só com o pé da frente.
Como o próprio nome já sugere, o Impossible é uma das manobras de skate digamos… quase impossíveis mesmo.
Afinal, aqui, o skate precisa girar completamente na vertical e, portanto, haja perna e força para saltar alto o suficiente para dar tempo da rotação e conseguir cair com os pés no shape.
MUUUUUITO LEGAL, NÉ? E AÍ? CONTA PRA GENTE QUAL DESSAS MANOBRAS VOCÊ JÁ VIU OU PRESENCIOU A FADINHA DO SKATE REALIZANDO NAS OLÍMPIADAS!
Fonte: https://ge.globo.com/skate/noticia/rayssa-leal-e-campea-da-etapa-de-lake-havasu-do-mundial-de-skate-street.ghtml
https://www.wizard.com.br/cultura/manobras-de-skate-em-ingles/
Comentários
Postar um comentário