Emojis e Emoticons: qual a diferença?

Os emojis e emoticons são representações gráficas usadas para transmitir uma ideia, emoção ou sentimento. Esses símbolos são muito populares em comunicações online, como nas redes sociais, SMS e aplicativos de comunicação instantânea, como o Whatsapp.

Emojis mais populares no Whatsapp

O Whatsapp é um dos aplicativos de comunicação onde os emojis são mais utilizados. Em muitos casos, esses pictogramas podem substituir frases inteiras, transmitindo a mensagem do locutor com apenas um símbolo.

O aplicativo do Whatsapp possui o seu próprio design de emojis, que estão disponíveis em todas as plataformas com exceção do iOS (que usa os emojis padrões da Apple).

No entanto, muitas dessas imagens gráficas podem ser mal interpretadas. Para evitar enganos, reunimos o significado oficial dos emojis mais populares no Whatsapp.

Sorridente (Grinning Face)

Este emoji é representado por um rosto com uma grande boca sorridente, mostrando os dentes. Este símbolo costuma ser usado para mostrar a felicidade ou alegria da pessoa em relação ao conteúdo previamente apresentado na mensagem.


Chorando de Rir | LOL (Face With Tears of Joy)


Este emoji significa que a pessoa está rindo tanto, que seus olhos chegam a lacrimejar, dando a impressão de que está chorando. Normalmente é usado quando alguém quer deixar claro que algo é muito engraçado.

A popularidade deste símbolo é tão grande que em 2015 foi considerada a "Palavra do Ano", de acordo com o Oxford English Dictionary.


Suando frio ou Trabalho pesado (Downcast Face With Sweat)


Este emoji é representado por uma cara triste ou neutra com uma gota de suor escorrendo pela cabeça.

Costuma ser usado nas mensagens de texto para transmitir a sensação de frustração, preocupação ou decepção com algo. Assim como o nome do emoji sugere, esse símbolo também pode ser usado para mostrar como determinada pessoa está fisicamente ou emocionalmente cansada.


Mandando um beijo carinhoso (Face Blowing a Kiss)


Representado pela imagem de um rosto piscando e com um pequeno coração próximo da boca, como se estivesse soprando.

Este emoji é muito popular e costuma ser usado quando a intenção é enviar um beijo muito carinhoso para a outra pessoa. Existem muitos emojis de beijos, mas este é um dos mais utilizados.


Silêncio | Rosto sem boca (Face Without Mouth)


Com olhos, mas sem boca. Este emoji representa o ato de ficar calado. Costuma ser usado quando alguém deseja deixar clara a sua opção de não fazer comentários sobre algo, mesmo tendo várias coisas para falar sobre o assunto.

Mas, também pode ser usado para expressar a incapacidade de comentar determinado assunto, principalmente quando a pessoa fica sem palavras perante algo que acabou de ler, por exemplo.



Revirando os olhos (Face With Rolling Eyes)


Usado para representar o sentimento de tédio, desprezo ou desdém por alguém ou pelo assunto em questão na conversa. Dependendo do contexto, este emoji também pode ser utilizado para indicar o uso de um comentário sarcástico.


Diferença entre Emoji e Emoticon

Emoticon é a junção das palavras inglesas emotion (emoção) e icon (ícone). Consiste em símbolos tipográficos usados em conjunto com o propósito de formar figuras que ajudem a simular emoções humanas, como a tristeza ou a alegria, por exemplo.

A criação do primeiro emoticon é atribuída ao professor da Universidade Carnegie Mellon Scott Fahlman. Em 1982 ele uso pela primeira vez uma sequência de símbolos que formaram o seguinte emoticon: :-)

Exemplos de emoticons:

:-(

:-'(

xD

s2

O_O

( ͡° ͜ʖ ͡°)


Por outro lado, os emojis foram criados no Japão durante a década de 1990. O responsável pela concepção dessas imagens foi Shigetaka Kurita, que desenvolveu um conjunto de figuras que ilustravam alguns tipos básicos de emoções humanas.

Diferente dos emoticons, os emojis podem ser mais complexos, deixando de ser apenas caracteres especiais e passando a representar desenhos mais sofisticados. O primeiro emoji foi criado em 1995 e consistia na imagem de um coração.






Fonte: https://www.significados.com.br/emojis-emoticons/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conteúdos das Avaliações Bimestrais - Anos Finais

Conteúdos para Semana Avaliativa - Anos Finais (INGLÊS)

Os prefixos e sufixos em inglês - 8º ano