Como Funciona O Cérebro Bilíngue?

 


Como funciona o cérebro bilíngue? E quais são as vantagens e benefícios de oferecer às crianças uma educação bilíngue durante a infância? Vem com a gente desvendar os mistérios do cérebro bilíngue.

Desafios Do Mundo Contemporâneo E Globalizado 

Sabemos que, em um mundo cada vez mais competitivo, onde as oportunidades estão cada vez mais concorridas, os pais buscam oferecer aos filhos a melhor educação possível, com o objetivo de estimular as crianças a desenvolverem as habilidades necessárias para se destacar no universo profissional, educacional e, até mesmo, em âmbito particular. Neste sentido, o ensino bilíngue se apresentaria como um diferencial na vida das crianças.

As autoras Ramírez e Khul (2016) destacam que, atualmente, dois terços da população do mundo compreende ou fala ao menos duas línguas. A partir deste dado, fica evidente que o bilinguismo vem conquistando cada vez mais espaço no âmbito da educação. Isso fica ainda mais claro quando observamos a diversidade de escolas que ofertam em seu programa curricular o ensino de uma língua.

Aprender um segundo idioma, além de garantir melhores salários, oportunidades profissionais e educacionais, amplia o horizonte cultural do indivíduo, melhorando a sua capacidade de lidar com a diversidade em situações relacionadas a viagens, debates, entrevistas, apresentações etc.

As Diferenças Entre O Cérebro Bilíngue E O Cérebro Monolíngue

O campo de estudo sobre o processo de aquisição de linguagem é vasto e envolve diferentes aspectos como abordagens cognitivas e relacionadas a fatores sociais e comportamentais. A forma como o indivíduo adquire uma linguagem é complexa e dinâmica, no entanto, parece ser consenso que como evidenciam Ramírez e Khul (2016), o cérebro bilíngue, no geral, por lidar com dois códigos de linguagem, se destaca em funções executivas, possuindo maior plasticidade, quando comparado a cérebros monolíngues.

Mas o que são funções executivas?

As funções executivas referem-se a uma família de processos mentais que auxiliam o indivíduo a raciocinar, planejar e agir com maior razão, evitando ações automáticas, orientadas apenas por instinto ou intuição.

O aprendizado de um idioma adicional age diretamente nas funções executivas. O cérebro bilíngue possui maior capacidade de concentração, permanecendo focado por um maior período de tempo em comparação ao cérebro monolíngue. Além disso, é capaz de prestar maior atenção mesmo com distrações ao seu redor. As crianças bilíngues também possuem a capacidade de reter um maior número de informações, ativando a memória com maior facilidade. Outros benefícios que dizem respeito ao cérebro bilíngue são: solucionar problemas com mais agilidade, raciocínio rápido e maior capacidade de planejamento. Todas essas vantagens estão relacionadas às funções executivas que o cérebro desenvolve ao longo da vida e, são potencializadas quando o mesmo é exposto ao aprendizado de uma língua adicional. No geral, parece haver ganhos consideráveis no processo de alfabetização, no entendimento da gramática e da expansão do vocabulário das crianças.

05 Vantagens E Benefícios Do Cérebro Bilíngue


1. Ampliar as formas de ver e entender o mundo

O cérebro bilíngue e as crianças e adolescentes lidam melhor com a diversidade, pois enxergam o mundo através de duas ou mais óticas. Aprender um idioma, é também aprender toda uma cultura. Essa noção insere os jovens na ideia de cidadão global.

2. Prevenir doenças relacionadas à idade

Com o avanço da fase adulta, o cérebro começa a reduzir sua eficiência em realizar tarefas e reter informações. Estudos científicos comprovam que um cérebro bilíngue pode retardar o aparecimento dos sintomas de Alzheimer em até 5 anos em relação ao cérebro monolíngue. 

3. Maior concentração e flexibilidade cognitiva

Outra vantagem do cérebro bilíngue é a maior capacidade de concentração e resolução de problemas. Isso acontece, pois a pessoa bilíngue precisa constantemente reconhecer e associar símbolos a sons, de duas ou mais linguagens simultaneamente. Esse esforço cerebral torna o cérebro mais flexível.

4. Fortalecimento da Memória

Além de desenvolver a concentração, o cérebro bilíngue tem a capacidade de memorizar e lembrar de informações com maior facilidade. Isso acontece, pois ao aprender um novo idioma, as crianças precisam memorizar sons e palavras diversas, tornando a memória mais aguçada.

5. Melhor desempenho social

Estudos apontam que crianças bilíngues apresentam certas vantagens quando se trata de compreensão e desempenho social no dia a dia. Isso acontece porque o cérebro bilíngue deve transitar em um mundo social complexo, onde pessoas diferentes, que falam idiomas diferentes, têm conhecimentos diversos. As crianças bilíngues também têm maior sensibilidade a certas características da comunicação, como o tom de voz, compreender pensamentos, desejos e intenções dos outros com maior facilidade. (Heinlein; Williams, 2018). 








Fonte: https://blog.culturainglesa.com.br/como-funciona-o-cerebro-bilingue/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conteúdos para Semana Avaliativa - Anos Finais (INGLÊS)

Conteúdos das Avaliações Bimestrais - Anos Finais

Os prefixos e sufixos em inglês - 8º ano