Você acredita que pode aprender inglês com um app?
O Google está repleto de anúncios de aplicativos para aprender inglês. Você acredita que pode aprender inglês com um app?
Todos os dias, apps novos são disponibilizados na App Store e Google Play.
Influencers lançam vídeos, reels e stories pra te contar quais os melhores aplicativos gratuitos para finalmente ser fluente em outro idioma.
Mas você já parou pra pensar se estes apps são realmente efetivos?
Você conhece alguém que conseguiu alcançar um bom nível de inglês estudando somente pelo aplicativo?
Agora vamos além, de todos os apps que você já testou, utilizou, comprou ou pesquisou, algum deles fez realmente uma diferença significativa no seu aprendizado?
Se com a quantidade gigantesca de opções disponíveis, por que ainda temos tão poucos brasileiros fluentes em inglês?
Estas perguntas são só para te fazer refletir um pouco sobre a validade de tanta propaganda e promessa em comparação com os resultados alcançados por aprender inglês com um app.
Um dos aplicativos mais populares para este fim divulgou que atingiu mais de 500 milhões de downloads com 42 milhões de usuários ativos em 2020, sendo que aproximadamente 300 mil são brasileiros. Agora, mais uma pergunta (prometo ser a última deste post) – será mesmo que estes 300 mil estão aprendendo a falar inglês só com o uso do app?
COMO OS APPS PODEM AJUDAR O SEU APRENDIZADO?
Os aplicativos de idiomas podem ser uma boa fonte de vocabulário e exemplificação de uso da língua. Alguns trazem atividades gramaticais que são um bom complemento de estudos para quem está comprometido a trazer o app para sua rotina de estudos.
Mas é preciso entender que aprender uma língua estrangeira é se comunicar através dela com propósitos autênticos e relevantes.
O linguista Dell Hymes afirma que a competência comunicativa nos permite receber e interpretar mensagens, negociar o significado dessas mensagens dentro de um contexto específico, e reagir de forma a gerar interação entre os agentes comunicadores.
De fato, aplicativos são uma boa opção para complementar seus estudos e mais uma forma de praticar em qualquer lugar e a qualquer hora. Entretanto, eles não devem ser vistos como a “varinha mágica” que vai te tornar fluente do dia pra noite.
POR QUE OS APLICATIVOS NÃO SUBSTITUEM A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO?
Se você acredita que pode aprender inglês com um app, é bom saber que um dos maiores equívocos da indústria de aplicativos é pressupor que o autodidatismo seja eficiente para qualquer tipo de aprendizado e para todos os aprendizes. Mas se há algo que nenhum app substitui é o professor.
Veja abaixo o porquê.
Os professores reagem ao que você diz
Em primeiro lugar, o processo completo de comunicação envolve linguagem corporal, entonação, emoção, ou seja, a comunicação não verbal é essencial para a fluência em qualquer idioma.
Além disso, é preciso equilibrar o input (todos os estímulos que você recebe em Inglês) com os outputs (o que você produz em Inglês). Caso contrário, suas trocas serão cada vez mais robotizadas, como se todas as pessoas com as quais você se comunicar agirem como a Alexa.
Um professor de idiomas bem qualificado sabe exatamente o melhor caminho a seguir de acordo com o seu perfil de aprendizado. E eles têm a sensibilidade de proporcionar mais prática aos conteúdos que lhes são mais desafiadores, em contraponto com tudo o que você já consegue fazer com mais eficiência.
Imagine então, um software onde você pudesse digitar todos os seus sintomas e resultados de exames laboratoriais para receber a receita do tratamento de saúde que você precisa, sem nenhuma interferência de um médico. Você confia nesse processo? Perceba que o fator humano é indispensável.
Os professores realmente se importam com o seu sucesso
Durante as aulas, a relação entre você e seu professor vai muito além da finalização do seu livro, módulo ou curso. O reencontro entre professores e alunos, mesmo após décadas distantes um dos outros, é carregado de orgulho, afeição e carinho!
Muitos alunos atribuem seu sucesso em alguma área de sua vida à inspiração, dedicação e confiança de um mestre durante seu processo de evolução e aprendizado.
“O fator afetivo é muito importante para o desenvolvimento e a construção do conhecimento, pois por meio das relações afetivas o aluno se desenvolve, aprende e adquire mais conhecimentos […]” afirma Elis Dieniffer Soares Miranda em seu artigo A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO AFETIVIDADE (2008).
Nesse sentido, o professor acolhe toda a timidez, medo e insegurança do aluno desde suas primeiras tentativas de comunicação no novo idioma, reduzindo essa ansiedade e direcionando a atenção do aprendiz para formas efetivas de expressão verbal e não verbal.
Sem dúvida, os aplicativos de aprendizado de idiomas oferecem meios práticos e gratuitos de colocar seu conhecimento em prática. Porém, o problema está em considerar este o único meio para chegar a um fim – sua fluência!
E agora? Você acredita que pode aprender inglês com um app?
Fonte: https://blog.rockfeller.com.br/2021/04/07/voce-acredita-que-pode-aprender-ingles-com-um-app/
Comentários
Postar um comentário