Sotaque irlandês: aprenda os detalhes

 


A Irlanda é o país onde os estudantes do mundo inteiro mais se sentem satisfeitos. Isso é o que aponta uma pesquisa com 17 mil intercambistas internacionais, feita pelo site holandês Study Portal. Mas e o sotaque irlandês para aprender inglês?

Olha, quando você desembarca na Irlanda, a primeira impressão pode ser a de ouvir um idioma totalmente desconhecido. Trata-se do sotaque irlandês, uma derivação com traços do escocês e do inglês britânico.

Por lá, o gaélico também é a língua oficial do país e acaba influenciando o modo de falar das pessoas. Quer aprender os detalhes? Vem com a gente conhecer o sotaque irlandês!

Um esforço para entender o sotaque irlandês

Como você viu até aqui, o sotaque irlandês não é único. Há variações ao longo do país, entretanto, listamos as principais diferenças neste artigo. Vamos lá?

O primeiro ponto a ser observado é a pronúncia do “th”, utilizado em palavras como “think” e “thought”. No sotaque irlandês, ele é falado com som de “t” quando aparece no final destes e de outros termos.

Quando o “th” aparece no meio da palavra, que é o caso de “mother” e “brother”, o som de “d” é muito suavizado.

Na língua irlandesa, outros sons fortes que se destacam são as vogais, principalmente a letra “i”. Em muitas palavras, ela se junta com a letra “a” para criar um som novo.

Em “car”, a pronúncia mais próxima é “kyar”, bem como “garden” se pronuncia “gyarden”. No entanto, o “i” não é tão pronunciado.

As dicas para aprender o sotaque irlandês

Para aprender o sotaque irlandês, a principal dica é consumir produções locais. Os filmes irlandeses, por exemplo, podem ser vistos sem acompanhar as legendas, assistindo-os diversas vezes para identificar as nuances da pronúncia.

Aproveite ainda para ouvir rádios locais, porque a pronúncia dos locutores é mais clara e fácil de ser percebida. Pubs e lojas locais são excelentes pontos para bater um papo com os nativos e, dessa maneira, ter contato com o sotaque irlandês.

Os youtubers irlandeses também contribuem para o aprendizado do sotaque, porque abordam diferentes temas em seus vídeos. E não se esqueça dos podcasts e das músicas, atentando-se ao vocabulário.

O seu esforço conta pontos para aprender

Sinceramente, o sotaque irlandês é desafiador para quem deseja aprender inglês, mas não é impossível de entendê-lo. Existem sotaques no mundo todo, inclusive dentro do Brasil.

É fundamental, portanto, desapegar das referências para imergir no idioma e, assim, começar a entendê-lo. Cerque-se de locais e consuma bastante produções desse país, para não sentir dificuldades com o sotaque irlandês.




Fonte: https://www.wizard.com.br/cultura/sotaque-irlandes-aprenda-os-detalhes/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conteúdos para Semana Avaliativa - Anos Finais (INGLÊS)

Conteúdos das Avaliações Bimestrais - Anos Finais

Os prefixos e sufixos em inglês - 8º ano